JM do estado de São Paulo reflete sobre “Educar para o Bem Viver”


A Juventude Missionária (JM) do estado de São Paulo participou do encontro estadual de nível II onde refletiram o tema: “Educar para o Bem Viver”.  Estiveram reunidos 15 jovens das dioceses de Guarulhos (SP), Bragança Paulista (SP), Mogi das Cruzes (SP) e arquidiocese de São Paulo – Região Brasilândia.

Realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Centro Missionário (OCM – Obra dos Cenáculos Missionários), o encontro teve como prioridade refletir sobre o tema que toda JM do Brasil está trabalhando em todos os grupos de base nesse ano de 2016.

O evento foi aberto com acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses. À noite, o jovem Solivan Altoe, coordenador estadual da JM do Espírito Santo, falou sobre o tema que foi trabalhado durante todo o encontro. O jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM do Regional Sul 1 da CNBB, falou sobre o kit que cada jovem presente recebeu e as orientações para todo o encontro.

As atividades tiveram início com a oração contemplando toda a natureza e lembrando seus elementos, ar, água, fogo e terra. A primeira formação foi conduzida pelo Solivan Altoe, que utilizou a carta encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, e os materiais referentes ao Bem Viver para ilustrar sua palestra.

Os jovens foram separados em grupos para estudar algumas matérias publicadas na mídia que relatavam sobre o tema do encontro. Em seguida eles se reuniram para falar sobre o que estudaram. À noite os jovens rezaram o terço missionário e participaram de noite recreativa, com danças e momento de testemunhos missionários.

No último dia do encontro Solivan ministrou palestra sobre as atividades propostas para a JM nesse ano de 2016. Abordou os encontros do “Bem Viver”, Campanha Missionária, 2º Experiência Missionária Nacional da JM e o 1º Encontro Nacional de Espiritualidade.

Hora de Compromissos
No fechamento do encontro a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a Juventude Missionária do estado trabalhar durante esse ano. Destaque para o mês missionário, celebrado em outubro, incentivando os grupos de JM a serem os principais animadores em suas paróquias para se trabalhar a Campanha Missionária. Ainda discutiram a participação da JM do estado em diversos eventos, como: o 2º Sudestão, que aconteceu em outubro no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Espiritualidade e a Missão Nacional.
O encontro foi encerrado com a santa missa presidida pelo padre Fabricio, da arquidiocese de São Paulo, Região Brasilândia.

Com informações da JM, Regional Sul 1

Comentários