JM da Arquidiocese de Maceió (AL) promove formação missionária


A Juventude Missionária (JM) da arquidiocese de Maceió (AL), realizou mais um Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI), que promoveu a formação e espiritualidade missionária. O evento reuniu nos dias 24 e 26 de março, na paróquia Virgem dos Pobres, Vergel do Lago, 52 jovens de diversas paróquias e comunidades.

Durante o estudo foram apresentadas as Pontifícias Obras Missionárias (POM) com seus respectivos fundadores: Pontifícia Obra da Propagação da Fé (Paulina Jaricot- 1889), Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (Dom Carlos Forbin-Janson- 1843), Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo (Joana Bigard – 1889) e Pontifícia União Missionária (Pe. Paulo Manna – 1916).

Os jovens presentes puderam evidenciar o perfil do jovem missionário, além de conhecer a metodologia das quatros áreas integradas: realidade missionária (ver), espiritualidade missionária (iluminar), compromisso missionário (agir) e testemunho missionário (avaliar e celebrar). Josivaldo Souza, assessor de comunicação da JM em Alagoas, explica que “estas devem fazer parte da vida de cada jovem e do grupo, pois, além de criar a dinâmica da formação integral, trabalhando o mesmo tema em quatro áreas diferentes, elas propõem aos jovens assumirem um compromisso missionário a cada semana, na dimensão pessoal, comunitário e além-fronteiras”.


O encontro serviu também para aprofundar a espiritualidade missionária por meio da experiência da Comunidade Taizé, dedicada à oração e ao acolhimento de peregrinos na busca de ouvir Deus por meio de cânticos convidando ao silêncio interior em meio a uma sociedade barulhenta.

No domingo, os jovens participaram da missa com os paroquianos e presidida pelo pároco da comunidade, o padre Edvaldo, que tem atuado como assessor espiritual da JM na arquidiocese. Os jovens realizaram também, uma breve avaliação do encontro, onde todos puderam apontar as dificuldades e realizações, buscando melhorias para futuras formações.

Com informações da JM de Alagoas.

Comentários